Elvas

Elvas

Fortemente marcada pela sua posição estratégica, Elvas é uma cidade onde a defesa do território foi sempre uma prioridade.
Para além dos dois museus militares que expõem a evolução deste estatuto, a cidade congrega ainda muralhas de diversas épocas, desde romanas a islâmicas, de medievais a setecentistas. Inclui na sua traça as fortificações abaluartadas nomeadas como património mundial em 2012, do qual são exemplo o Forte de Santa Luzia e o da Graça.

É ainda importante sublinhar o Aqueduto da Amoreira, provavelmente a primeira imagem que associamos a Elvas, e o castelo, do qual é possível dominar a paisagem circundante. No entanto, a cidade mantém igualmente uma forte memória da fé da sua população ao longo dos séculos, que cimentou a existência de um número significativo de igrejas e conventos, interessantes pela diversidade das suas arquitecturas, influências e origens.
Elvas conta ainda com o Museu de Arte Contemporânea (MACE) e o Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro.

O calendário de Elvas gira especialmente em torno de três eventos: Festival Internacional de Folclore (Agosto), Festival Medieval (Junho ou Julho) e as Festas do Senhor Jesus da Piedade que decorrem em simultâneo com a Feira de São Mateus (Setembro)

Menu

Share by: